Saúde Mental do Homem: O reflexo dos pensamentos na fisiologia do organismo

Saúde Mental do Homem: O reflexo dos pensamentos na fisiologia do organismo

 

O que é Saúde Mental?

A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirma que não há uma definição “oficial” de saúde mental. O termo é usado para descrever o nível da qualidade de vida cognitiva ou emocional do ser humano incluindo a capacidade de um indivíduo apreciar a vida e buscar um equilíbrio entre as atividades e os esforços para atingir a resiliência psicológica.

 

O Machismo e a Saúde Mental

De forma cultural, o machismo enraizado cobra um preço alto, isso porque crenças como “homem não chora” geram emoções e sentimentos que geralmente não são expostas.

Um estudo realizado pela Universidade de Harvard nos Estados Unidos, considerado o estudo mais longo referente à saúde mental de homens, analisou e monitorou durante 76 anos o estado mental, físico e o emocional de 700 indivíduos do sexo masculino.

A principal conclusão do pesquisador e psiquiatra Dr. Robert Waldinger explica que a qualidade dos relacionamentos é o fator mais importante para manter uma vida feliz e saudável. Concluindo que é extremamente importante falar sobre a saúde mental do homem, já que é um assunto cercado de tabus e discriminações.

 

A Saúde Mental e a Testosterona

A influência da mente na fisiologia do corpo é mais comum do que parece. Através de vários estudos, a medicina e a psicologia comprovam que as emoções afetam alguns processos orgânicos do corpo ou podem aumentar os riscos de desenvolver ou agravar algumas doenças.

A Testosterona é o principal hormônio do sexo masculino, responsável por regular a fertilidade, a massa muscular, a distribuição de gordura e a produção de glóbulos vermelhos. A produção desse hormônio aumenta significativamente na puberdade e diminui a partir dos 30 anos de idade.

É o hormônio mais frequentemente associado ao desejo sexual e desempenha um papel vital na produção de espermatozoides. O nível de testosterona no sangue também pode influenciar no humor do homem.

Os sintomas de deficiência de testosterona que mais se destacam em homens adultos são a perda de massa muscular, alteração no humor, irritabilidade, depressão, falta de concentração, queda da libido, aumento de peso, aumento do risco de doenças cardiovasculares, etc.  

 

Benefícios do equilíbrio entre a Saúde da Mente e do Corpo

A famosa frase “corpo são, mente sã” nos confirma que a saúde mental e a saúde física andam juntas e estão ligadas. Várias hipóteses sustentam que o sistema nervoso está estreitamente relacionado as nossas emoções. Quando alterado pelo estresse ou preocupações rotineiras, o equilíbrio físico e mental pode ser prejudicado.

Adquirir hábitos saudáveis, pensamentos positivos, evitar preocupações excessivas, boa alimentação, praticar exercícios físicos, ter bons relacionamentos, ler bons livros, são fatores fundamentais para alcançar um equilíbrio físico e mental.

Ou seja, problemas de saúde física podem impactar negativamente a saúde mental e o bem estar do homem. Da mesma forma, problemas da saúde mental podem agravar ou causar doenças da saúde física.

Texto por: Amanda Cristina L. de Sá - Biomédica

CENTRAL DE ATENDIMENTO

(61) 3964-8256

de Seg. à Sex. das 08:00 às 18:00h

contato@insinuantmagazine.com

  • revista-masculina-insinuant-magazine-twitter
  • revista-masculina-insinuant-magazine-instagram

Site Criado Pela Capital Criativa - www.capitalcriativa.com.br